fbpx
ICO - Logo

Blog

Assimetrias no sorriso podem ser corrigidas com Ortodontia?

20 de agosto de 2020

A Ortodontia é uma das especialidades de maior procura e demanda na Odontologia. A busca por um sorriso harmonioso e alinhado é cada vez maior e um tratamento bem executado pode devolver a autoestima e a vontade de sorrir aos seus pacientes.

Assimetrias no sorriso podem ser corrigidas com Ortodontia?

Uma das questões abordadas em Ortodontia diz respeito ao diagnóstico, planejamento e tratamento das assimetrias de plano oclusal. Um artigo (Plano oclusal inclinado: uma alternativa de tratamento usando ancoragem esquelética) publicado no Dental Press Journal of Orthodontics (vol. 24, no. 1), evidencia que para obter os melhores resultados, tanto estéticos quanto funcionais, devemos estar atentos a questões como:

Diagnóstico: deve ser muito bem executado, de forma cautelosa, por meio de recursos como exame clínico, fotografias e radiografias associados ainda a alguns softwares. É com base neste diagnóstico que ocorre a decisão de onde e como a correção será feita, para a escolha e instalação do recurso de ancoragem esquelética mais adequado.

Mini-implantes: eles têm um processo de instalação e remoção mais simples e são recomendados em situações de desvios moderados, já as miniplacas são preferencialmente utilizadas em situações mais complexas que exijam movimentações maiores ou em mais de um sentido ao mesmo tempo, mas os procedimentos cirúrgicos envolvidos costumam ser mais invasivos.

A partir deste artigo, podemos concluir que as assimetrias do sorriso, mesmo algumas mais complexas, como descrito, podem ser corrigidas com o auxílio da Ortodontia. Através de um correto diagnóstico e uma boa condução do caso, os resultados estéticos e funcionais obtidos ao fim do tratamento são excelentes, garantindo boa estabilidade a longo prazo e reduzindo a necessidade de procedimentos ortodônticos mais complexos, como por exemplo cirurgias ortognáticas.

Mas para compreender a dinâmica do tratamento ortodôntico e executar tais técnicas com excelência, é imprescindível fazer uma especialização ou aperfeiçoamento em um instituto reconhecido, com excelentes profissionais.

O ICO possui diversos cursos de Pós-Graduação em Ortodontia, além de um ambiente moderno, prático e confortável, nossa equipe constrói valor com a prática odontológica atualizada e pragmática.

Todos os nossos cursos possuem certificação e reconhecimento da ABO, MEC, CFO, CRO, sendo as especializações em parceria com as faculdades FAMOSP e FACOP.

Veja, a seguir, algumas possibilidades:

Ortodontia Avançada Para Especialistas

O curso tem como objetivo manter o especialista em ortodontia atualizado quanto ao que existe de mais contemporâneo na área. A duração é de 6 módulos com dois dias ao mês, uma carga horária de 72 horas. Os Coordenadores são: Prof. Ms. Paulo Eduardo Ferreira – CROSP 52587 e Prof. Ms. Rômulo Moraes – CROSP 69433

Especialização em Ortodontia

Integra a teoria e a prática, o que possibilita ao aluno inteirar-se das tendências para praticar uma ortodontia inovadora e contemporânea. Além da vivência acadêmica, oferece suporte no planejamento dos casos clínicos trazidos pelos alunos de seus consultórios. A duração do curso é de 36 meses e possui uma extensa carga horária de 1500 horas. Coordenadores: Prof. Ms Paulo Eduardo Ferreira – CROSP 52587 e Prof. Ms Rômulo Moraes – CROSP 69433

Aperfeiçoamento em Ortodontia

Propicia ao aluno condições de praticar uma ortodontia segura e de qualidade, com ênfase no atendimento clínico dos pacientes. Além das aulas práticas e teóricas, o aluno conta com a assistência dos professores para a elaboração do plano de tratamento e para a condução dos casos clínicos de seu consultório. Com duração de 18 meses e carga horária de 288 horas, o curso é coordenado por: Prof. Ms Paulo Eduardo Ferreira – CROSP 52587 e Prof. Ms Rômulo Moraes – CROSP 69433